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sábado, 25 de outubro de 2008

Android Market é a App Store do Google



Na iminência da chegada do primeiro celular com Android, a Open Handset Alliance, que pilota o desenvolvimento do sistema operacional, anunciou a loja que será o vetor para a distribuição de aplicativos. A Android Market é bem diferente da App Store, do iPhone e iPod Touch, prometendo a liberdade e rapidez que faltam à iniciativa da Apple.

De acordo com o blog oficial de desenvolvimento do Android, a Market leva esse nome para definir um ambiente “aberto e desobstruído” para o conteúdo. Os primeiros celulares com Android já terão uma versão beta da loja instalada com a oferta garantida de programas gratuitos. Logo depois virá a estrutura para os softwares pagos.

O Google compara o funcionamento da Market ao do YouTube: basta se registrar, subir o programa e definir suas características para tê-lo disponível para download pelo usuário. Os criadores ganharão ferramentas para conhecer o uso do programa e administrar a sua presença na loja.

O sucesso do Android no mercado de celulares e smartphones depende da adoção da Market. Os telefones móveis aproximam-se rápido dos computadores em poder de processamento e funcionalidade. Mas as lojas de aplicativos provocam uma mudança bem maior: acabam com o domínio da operadora sobre o que é instalado no celular. Fica para trás o tempo em que o usuário tinha que se contentar com meia dúzia de programas pré-instalados e opções limitadas numa loja controlada a ferro e fogo pela operadora.